:. Cadastro de Noticias

 

Assembleia Valec
PROPOSTA DA VALEC É REJEITADA E SINDICATO COBRA A CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES
sem imagem

Os trabalhadores na Valec participaram ativa e atentamente da Assembleia on line realizada pelo STEFBH no último dia 22 de março e rejeitaram a contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho/2021-2023, cuja data-base é de 1º de novembro/2021, prorrogada até o dia 31 de março corrente.

O principal ponto de discórdia é o percentual proposto para reajustar os salários, que é atualizado tendo o IPCA como base de cálculo, cujo índice acumulado para data-base 1º de novembro de 2021 foi de 10,67%, divulgado pelo IBGE. A empresa propôs um reajuste de 40% do IPCA (4,26%) no primeiro ano e de 60% do IPCA (6,4%) no segundo ano. Os trabalhadores sabem da grande dificuldade de um reajuste que representa perda real de salários num momento em que a inflação alça vôo, levada pelo aumento nos alimentos e reajustes extraordinários dos combustíveis, além da cantoria empresarial de efeitos nocivos mundialmente em função da guerra Rússia/Ucrânia.

graficoO Sindicato realizou a assembleia on line, de forma que todos os trabalhadores pudessem participar e coletou votos individuais eletrônicamente, preservando a privacidade do posicionamento de cada trabalhador, com o sistema divulgando apenas os números globais da votação. A proposta da Valec foi rejeitada por 72,44% dos 144 trabalhadores que assinaram a lista de presença on line e cumpriram sua responsabilidade de se posicionarem através do voto secreto. 27,09% dos participantes pretendiam aprovar a proposta e apenas um trabalhador (0,69%) se absteve de votar.

ASSISTA AQUI A LIVE REALIZADA DIA 23 ↔

CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES

O STEFBH encaminhou ofício à Valec, solicitando a extensão da validade do Acordo Coletivo vigente até 30 de abril/2022 e ainda a retomada das reuniões de negociações. Na assembleia, os trabalhadores rejeitaram proposta de deflagração de greve e reivindicaram da empresa a elevação do percentual de reajuste em, pelo menos, 80% do IPCA, ou seja, no mínimo 8,53%.

Tão logo tenhamos resposta da empresa e eventual agendamento da reunião, informaremos imediatamente aos trabalhadores através deste meio eletrônico, esperando que tenhamos um aceno positivo ao pleito da categoria, que age consciente e responsavelmente na luta pelos seus direitos e salários mantidos em seu poder de compra.

 

 

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial