MAQUINISTAS MOSTRAM TOTAL INSATISFAÇÃO SEM OS MESMOS DIREITOS DE OUTRAS BASES
O STEF-BH participou na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, de reunião com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e VLI Multimodal, iniciando as negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022.
Nesta reunião passamos todos os pontos da “Pauta de Reivindicações” dos ferroviários, tirando eventuais dúvidas da empresa sobre algumas reivindicações. Mais importante ainda, frisamos para a empresa um clima de grande descontentamento dos trabalhadores maquinistas, que não usufruem de direitos já estabelecidos em outras empresas ferroviárias.
Os maquinistas encaminharam ao Sindicato o “abaixo-assinado” com reivindicações vitais e afirmaram sua total disposição a paralisar suas atividades se não tivermos atendimento por parte da empresa. Entre as principais reivindicações o pagamento de adicional para monocondução, que é recebido nas demais empresas e não praticado pela FCA.
O Sindicato solicitou à empresa a realização de uma assembleia separada dos maquinistas quando tivermos uma eventual proposta para deliberação. Apesar da discordância da empresa, esta assembleia específica dos maquinistas será realizada pelo Sindicato com os trabalhadores maquinistas, que são a alma e a razão de funcionamento da ferrovia, não podendo admitir que num acordo geral causas específicas dos companheiros sejam ignoradas pelos patrões.
A empresa já agendou a próxima reunião com o Sindicato para o próximo dia 9 e outra em 22 de setembro, quando, afirmou, já apresentará propostas econômicas nas negociações. Esperamos a sensibilidade da FCA em atender as reivindicações, praticando isonomia de direitos como a monocondução paga em outras empresas, para que os maquinistas não precisem encaminha um processo de greve para garantir estes direitos.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DOS FERROVIÁRIOS
- Reajuste salarial pelo INPC acumulado em 12 meses e mais 6% de ganho real;
- Adicional de 18% para monocondução;
- Inclusão de insalubridade e periculosidade no salário pago como PLR de 2023;
- Concessão de tiquete refeição nas férias;
- Manutenção do plano de saúde e odontológico nos moldes atuais para todos os trabalhadores, inclusive novos contratados;