O STEFBH recebeu hoje em reunião por videoconferência a contraproposta da FCA/VLI, qualificada pela empresa como “final”, palavra que não gostamos quando estamos em uma negociação que busca o entendimento.
Entendemos que, em muitos aspectos, a luta que foi encampada pelo STEFBH foi atendida, sobretudo nossa reivindicação para que tivéssemos uma evolução com ganho real, além de insistirmos todo o tempo para que os baixos salários fossem contemplados com um reajuste mais elevado.
Temos no entanto, ressalvas importantes à contraproposta, principalmente a cláusula de “quitação de contrato de trabalho”, com a qual não concordamos de jeito nenhum.
Registramos na ata de reunião com a empresa que, a princípio somos contra a proposta patronal, mas que iriamos analisá-la minuciosamente, com o rigor necessário para defender um melhor acordo coletivo, para depois submetê-la à avaliação e decisão dos trabalhadores em assembleia.
Descrevemos abaixo a íntegra da contraproposta patronal, inclusive com a cláusula de quitação de contrato, que repugnamos e não concordamos.