:. Cadastro de Noticias

 

Trabalhadores da Vale
TRABALHADORES APROVAM O ACORDO COLETIVO DE TRABALHO COM A VALE
sem imagem

Com 89,01% de votos favoráveis, os trabalhadores aprovaram a assinatura de Acordo Coletivo de Trabalho 2024 com a Vale. A votação durante 24 horas, realizada de forma online com acesso no site do STEFBH, aconteceu depois de uma live em que o diretor financeiro do Sindicato, David Eliud, explanou sobre a proposta da Vale e tirou dúvidas dos trabalhadores que se manifestaram através do "chat" na plataforma eletrônica.


A decisão dos trabalhadores em aprovar o Acordo Coletivo acontece depois de um processo de negociações coletivas onde a Vale procurou estressar ao máximo, sempre apresentando ideias que caminhavam para prejudicar direitos, como intencionou fazer com a PLR mexendo no "gatilho" que garante o pagamento, e até mesmo propondo arrocho nos salários e benefícios econômicos, como o cartão alimentação e outros.


Como afirmamos em nosso último comunicado, o "ganho real" foi aquém do que a Vale tem plena condição de conceder, reajustando os salários em 5% com uma superação pífia do INPC acumulado em 4,6%. Mas os trabalhadores, de forma consciente e responsável entenderam a importância de aprovarmos o acordo, que mantém todos os direitos hoje estabelecidos, com reajustes que repõem a inflação, assegurando benefícios de grande importância, a exemplo do plano de saúde.


Esperamos que nos próximos acordos coletivos possamos avançar mais também no percentual de contribuição da Vale para a Valia, que aumentou de 1 o/o para 2% sobre salários mais baixos (até R$ 5.2523,91 ), enquanto concede até 9% para as parcelas de salários superiores a este valor. Esperamos caminhar para que se estabeleça um tratamento igualitário e justo de todos os trabalhadores em seu direito de investir melhor para a aposentadoria complementar.


Neste acordo caminhamos firmes, vencendo uma negociação debaixo de terrorismo, com os prepostos da Vale sempre falando em corte de custos e que recebemos mais do que o praticado em outras mineradoras, e esperamos mudanças na empresa para um tratamento mais sério e responsável na discussão das condições para sustentarmos nossas famílias.

TABELA

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial